Aqui seu destino é você quem faz...

Turismo |25/05/10  02h59m - Paulo Afonso - BA

Turismo em Paulo Afonso: O Nosso Desatendimento de Cada Dia

 OZILDOALVES.COM.BR - CONTATO

Mensagem enviada através do site em 24/5/2010 - 10h57m

=============================================================

 

Nome: João Clareno Medalha

E-mail: Jcm@hotmail.com

 

Mensagem: O NOSSO DESATENDIMENTO DE CADA DIA

 

É repetitivo, mas ainda se ouve falar que Paulo Afonso tem vocação para turismo. É inegável. É de se esperar, no entanto, que qualquer cidade, turística ou não, tenha 10% de seus serviços de bares e restaurantes condizentes com uma imagem de atendimento civilizada. Pois é, este nosso município sequer pode se orgulhar dessa tímida porcentagem. Vejamos: este lugar potencialmente capacitado para gerar renda, respeito e deleite por seus serviços e beleza, numa atmosfera hospitaleira e, muitas vezes, permissiva demais, segue a contramão do que se propaga como bom atendimento em qualquer lugar onde o bom trato não é um luxo, é uma prerrogativa.

 

Em Paulo Afonso, como todos podem perceber, já que nenhuma das partes da cidade está livre desse triste fenômeno, o sujeito, ao se deslocar para um estabelecimento que serve almoço, bebidas, petiscos tem que desenvolver a "cretina noção" de que não o bar ou o restaurante, mas ele (o cliente) está prestando um serviço. Para todos veem, os proprietários agem como se o espaço onde decidiram instalar seus negócios

fossem de extrema necessidade, portanto, nada mais razoável que as pessoas deem o "devido" valor aos mesmos, magníficos empreendedores da cidade.

 

Seguindo este limitado, para não dizer estouvado raciocínio, é bastante adequado ser o típico cliente pauloafonsino. Sendo assim, deve-se gesticular desesperadamente para ser notado (e ser obrigado, em alguns casos, a praticar o comum autoatendimento). A explicação mais comum e estapafúrdia é esta: há poucos garçons, temos que compreender a situação.

 

Não estou dizendo, antes que alguém se precipite e me chame de incompreensível, que temos de destratar os garçons nem deixar de compreender as péssimas condições de trabalho as quais são sujeitos, pelo contrário.

 

Entretanto, quem abre um negócio deste tipo deve ter o mínimo de previsão da necessidade de aumentar o número de garçons. É certo que alguns proprietários argumentarão que não é tão simples assim. Está bem, pode até não ser, mas este não é um problema do cliente, que quer ser bem atendido. É óbvio, mas não parece: pagamos pelo serviço para que ele seja prestado, não para entendermos todas as razões do dono, como se pensa nesta cidade.

 

Acho muito precipitado imaginar uma rede turística sem pensar numa nova relação de tratamento entre cliente e prestador de serviço. Na maior parte dos casos, digo porque vejo, os garçons mal são orientados para receber os clientes.

 

Não estou falando de treinamento ainda, que também é imprescindível para uma rede que pretende ser turística. Falo do mais elementar: sorrir, cumprimentar, desejar um bom dia. Os garçons ficam estáticos, muitas vezes, olhando para nós como se fossemos os responsáveis pelo primeiro contato. Não esquecer que isto é o elementar e fruto da visão do dono, muitas vezes.

 

Não estou dizendo que vocês devam parar de frequentar os estabelecimentos da cidade. Cada indivíduo suporta o que bem desejar. Sem falar que a maioria dos moradores desta nossa bela cidade se acostumou com esses desserviços. Vem aí uma festa popular, o São João. Os que passarem por aqui, como sempre, terão muito que falar, mas posso garantir que nenhum dos comentários vai atestar a qualidade dos serviços aos quais me refiro. Entretanto, é assim porque os clientes permitem.

 

Eu, felizmente, não quero nem vou me acostumar com o que é ruim e primário.

 

 

JOÂO CLARENO MEDALHA, estudante.



João Clareno Medalha J.../...


Notícias Anteriores --> Turismo

Frase da Semana

Maíra Viviane

Paulo Afonso - BA
Paulo Afonso, repleta de pontos turísticos, alguns de forma natural, é referencia no país. Esses locais são visitados por pauloafonsinos e turistas frequentemente.
( Gerente da Trilha Turismo )

Copyright @grupotrilhaturismo.com 2013. Todos os direitos reservados
Avenida Getúlio Vargas S/N , Box 08 - Centro - ( Vizinho Restaurante Visual) - CEP: 48601-000 - tel: 75 3282-4229 / 8842-7075 - Paulo Afonso - Bahia