Vídeos |26/04/2019 - 18:33 - Paulo Afonso - BA

Belezas naturais tornam Paulo Afonso num polo turístico

Jackson Lima

Rodeada pelas águas do Velho Chico, a cidade de Paulo Afonso abriga vários atrativos turísticos. Um deles é encontrado na região dos cânions. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e segue até a Barragem de Xingó, em Alagoas, 17 quilômetros exibem formações com paredões de granito com mais de 110 metros de altura. Um belo show da natureza.


Ele pode ser apreciado de inúmeros locais, com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica, que liga os Estados da Bahia e Alagoas, na BR-110. Outro atrativo turístico é a Prainha. O local abriga bares, quiosques e, ao decorrer do ano, pauloafonsinos e turistas frequentam o espaço e admiram a beleza do Rio São Francisco.


Na área do artesanato, a Malhada Grande, Distrito de Paulo Afonso, preserva uma tradição antiga: a arte de tecer manualmente. Neles, famílias inteiras produzem tapetes, redes, colchas, almofadas, entre outros.


Os produtos da Malhada Grande já correm pelo mundo sendo comercializados na Itália e outros países europeus e nos Estados Unidos e Canadá. Lojas de artesanato e feirinhas instaladas nos pontos de maior movimento ofertam várias alternativas de produtos de artesanato da região.


Casa Maria Bonita


A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira Maria Bonita, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro da cidade. O local abriga a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Tendo forte relevância no cangaço, o espaço se transformou no "Museu Casa de Maria Bonita", aberto à visitação pública.


Pinturas rupestres


Mais de 100 sítios arqueológicos compõem a região dos cânions do São Francisco. Em Paulo Afonso, pinturas rupestres, datadas de nove mil anos, são protegidas pelo Museu de Artes Rupestres. Elas são sinais e figuras pintados pelos homens primitivos, em rochas e paredes de cavernas, e estão gravadas em rochedos graníticos do sertão baiano. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é responsável pela preservação do local.


Igreja de São Francisco de Assis


O templo católico foi construído no ano de 1949 sobre uma pequena colina. A arquitetura foi montada com pedras da própria região. A nave tem 90 metros quadrados e a bancada de madeira comporta 60 pessoas. Na estrutura, uma torre lateral comporta um sino de bronze, a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.


Praça das Mangueiras


Construída no final dos anos 40, na Praça das Mangueiras foi reformada em 1997 e transformou-se num ponto de encontro da família paulafonsina e dos turistas que visitam a cidade. No local, os visitantes desfrutam de jardim, lago artificial, ponte com fonte luminosa, estacionamento, parque infantil, espaço para eventos, de um sistema de iluminação especial, ponto ideal para a tradicional ‘self'.


Reserva Ecológica Raso da Catarina


A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C.


Famílias dos índios pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Uma outra, lembra uma grande catedral gótica.


Os passeios são feitos sempre com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.


Serra do Umbuzeiro


A Serra do Umbuzeiro está localizada no Povoado Riacho. O local abriga cenário para trilha ecológica até o cruzeiro, ponto mais alto. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 536 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.


Copa Vela


Conhecida nacionalmente, a competição náutica nas águas do Velho Chico atrai milhares de turistas de todo o Brasil. A Copa Vela também ficou conhecida como uma dos maiores festas de Carnaval fora de época, movimentando vários setores da economia local e regional.


São todos esses atrativos que tornam Paulo Afonso um polo turístico e de lazer. Aqui, tem gente que trabalha, sonha e vibra. Viva, Paulo Afonso! 60 anos de muita história pra contar! 





ASCOM PMPA


Notícias Anteriores --> Vídeos

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000