Turismo |01/06/10  04h45m - Paulo Afonso - BA

Paulo Afonso participa do 5º Salão de Turismo. Lançado o roteiro Cânions do São Francisco

Crédito: Antônio Galdino

O município de Paulo Afonso esteve presente no 5º Salão de Turismo, realizado Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo nos dias 26 a 30 de maio, por onde passaram 20 mil pessoas, do Brasil e de outros países todos os dias.

Uma diversidade cultural que vai dos costumes e tradições do Oiapoque ao Chuí, à gastronomia igualmente diversificada de cada pedaço do Brasil que se podia desfrutar nos estandes institucionais de cada Estado ou no amplo espaço Sabor Brasil, com iguarias dos vários Estados das cinco regiões brasileiras. Da caldeirada de tucunaré, ou Muqueca de Peixe no Tucupi, da Região Norte(e mais muitos outros pratos da região) à Carne de Sol com Feijão Verde, ou Baião de Dois, ou uma Moqueca de Siri, da Região Nordeste (e mais outros pratos nordestinos), à Tilápia à Cocai (e outros pratos) da Região Centro-Oeste ou o Feijão Tropeiro, ou Cuscuz Paulista e outras opções do Sudeste e ainda Arroz Carreteiro com lombo ou Dourado Assado Recheado e outros pratos da Região Sul.

Os índios do Norte e da Bahia se misturavam com gaúchos, com os paranaenses, com os sergipanos, com a negritude baiana. E as paisagens mostradas nos imensos painéis fotográficos ou nos grandes telões chamavam a atenção também para a geografia das praias, das florestas, das grutas, dos canions como os de Paulo Afonso e do rio São Francisco.

Os tipos humanos, das negras baianas que passavam o dia inteiro fazendo trancinhas em centenas de mulheres que se espremiam em filas enormes, às também lindas representantes de Santa Catarina, de Rondônia, do cariri paraibano, das terras alagoanas... de cada pedaço desse Brasil imenso, pois o Brasil, inteirinho, estava ali no Salão de Turismo. 

As músicas igualmente de uma variedada e qualidade contagiante. Da quadrilha junina de vestes riquíssimas de Belo Horizonte, à orquestra de Sanfonas de Sergipe e o pequeno Isac, um sanfoneiro de apenas 7 anos, vestido como vaqueiro, vindo das terras do Piauí. Ah, e como esquecer do show de Targino Gondim, levado pela Bahia e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério vinda de Pernambuco ou ainda a Orquestra Paranaense de Viola Caipira. E arrastando uma multidão pelas ruas do Salão do Turismo eis que chega a Escola de Samba Unidos da Tijuca com uma representação de bateria, mestre-sala, porta-bandeira, baianas e passistas agitando todo o Salão com o samba-enredo campeão de 2010 "É segredo, não conto a ninguém"... E isso apenas uma amostra das dezenas de shows realizados nesses dias.

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, governadores, prefeitos, secretários de turismo dos estados e de municípios brasileiros também estiveram presentes no Salão e nos eventos de abertura e festa de encerramento, estes, restritos a poucos convidados por Estado. Na festa de encerramento a cantora Luciana Rodrigues.

Em frente de cada um das muitos estandes, centenas de moças e rapazes, faziam chegar às mãos dos milhares de visitantes as muitas toneladas de folheteria de cada pedaço de sua região.

As jovens tiveram oportunidade de se descabelar na busca de um autógrafo e de uma foto de artistas que estiveram nas Rádios Bandeirantes e Jovem Pan instaladas e transmitindo ao vivo de dentro do Salão.

Outros, mais radicais, puderam dependurar-se em cordas, vencer obstáculos nas alturas ou esquiar na pista de gelo. Os mais intelectuais puderam optar por um cineminha em 3D, montado pelo Ministério do Turismo. Os mais idosos participaram de jogos e brincadeiras no estande da Melhor Idade.

O clima da Copa do Mundo rolou solto no 5º Salão de Turismo nos enormes painéis das cidades que se preparam para receber a Copa de 2014 e nos grandes bonecos de Kaká, Pelé, Ronaldo, Juan e Ronaldinho Gaúcho, montados no estande do Rio Grande do Sul. Em toda a extensão do Salão o riquíssimo artesanato de todos os Estados brasileiros. Em outros espaços as empresas aéreas apresentaram suas rotas e as maiores operadoras de turismo do Brasil comercializavam seus pacotes de viagem.

De Paulo Afonso estiveram ali o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jânio Soares, o Diretor de Turismo Antônio Galdino e o Diretor da Francistur, Glauber Ferreira. A novidade para o município este ano, na participação do maior evento de turismo da América Latina, foi a participação da empresa Francistur, cujo diretor, Glauber Andrade Ferreira, destacou que “a nossa empresa foi selecionada pelo SEBRAE-BA para participar da área comercial desse grande evento. Foi a primeira empresa da região que teve esse destaque”.

Além de folheteria produzida especialmente para este evento, fez grande sucesso o DVD de Paulo Afonso, reproduzido no estande oficial da Bahiatursa e atraindo sempre grande público interessado em conhecer as nossas belezas naturais, as hidrelétricas. O roteiro Cânions do São Francisco, lançado no 5º Salão de Turismo, na publicação BAHIA – 18 Roteiros Turísticos, oferece alternativas para a melhor idade, o turismo pedagógico, o ecoturismo e o turismo de aventura “O roteiro Cânions do São Francisco, integra mais dois Estados, Alagoas e Sergipe, promove sensações únicas em uma região rica em recursos hídricos, paredões de rochas e cachoeiras. E agrada aos diferentes perfis de visitantes, pois oferece outras modalidades de turismo, especialmente o esportivo e o de aventura”.

Sobre o turismo de aventura, o Secretário Jânio Soares, o Diretor do DEMTUR, Antônio Galdino e o diretor da Francistur, Glauber Ferreira participaram de reunião com os diretores da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, Rodrigo Ramos e Raquel Muller.

Do encontro participaram representantes da Bahiatursa e do Sebrae-BA. Os primeiros entendimentos levam para a realização de atividades com a participação de Paulo Afonso, através de uma representação regional em programas de acompanhamento e certificação para a prática de esportes de aventura. Jânio Soares, Galdino e Glauber, que já haviam participado de outro encontro no Salão com outra empresa que desenvolve atividades do turismo de aventura, saíram com a expectativa de boas novidades nesta área.

Também foram mantidos importantes contatos com o presidente da ABAV-BA e representantes da ABIH, e são fortes as possibilidades de criação de organismos representantes dessas instituições em Paulo Afonso, para atuar na Zona de Turismo Cânions e Lagos do São Francisco que envolve os municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré e Santa Brígida. Com o Sebrae-BA foram mantidos importantes contatos no sentido daquele órgão disponibilizar recursos para projetos de turismo.

Outros contatos serão realizados com a participação do Sebrae local, gerenciado por Nadja Monteiro. A área comercial que a Bahiatursa colocou à disposição de Paulo Afonso recebeu grande número de visitantes.

Roteiro Cânions do São Francisco entre os 18 Roteiros Turísticos da Bahia

Com saída e chegada prevista para Salvador, o roteiro se adeqüa prefeitamente a qualquer dos pólos emissores, a partir de Fortaleza.

1º dia: - Chegada a Paulo Afonso e a noite livre. Há opção de música ao vivo em vários bares do Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, mas informe-se também sobre eventos que acontecem com muita freqüência na cidade e nos clubes sociais.

2º dia: - Acompanhados de guias locais autorizados, faz-se a visita ao Complexo Hidrelétrico da Chesf em Paulo Afonso, com a visão de lagos, muitos jardins, cascatas, paredões de granito, o início do cânion do rio São Francisco e uma visão privilegiada da Usina de Angiquinho, ao lado dos paredões da Cachoeira de Paulo Afonso.

3º dia: - Paulo Afonso/Cânion do Rio do Sal. Parque Ecoturístico do Rio do Sal, no cânion com paredões de mais de 100 metros de altura a bordo de catamarã, com um refrescante banho nas águas do Rio São Francisco. Vista da Ponte D. Pedro II no cânion de Paulo Afonso entre os Estados da Bahia e Alagoas.

4º dia: - Paulo Afonso/Rota do Cangaço/Serra do Umbuzeiro. Saída para visita ao Museu Casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara, onde a rainha do cangaço, a companheira de Lampião, o rei do Cangaço. nasceu e viveu a sua infância. Caminhada pela Serra do Umbuzeiro. Balneário Prainha, ótimo local para banho, com bons restaurantes.

5º dia: - Delmiro Gouveia-AL/Piranhas-AL/Canindé do São Francisco-SE. Visita a Usina Angiquinho/AL (Patrimônio Histórico de Alagoas) e Piranhas/AL, cidade histórica dotada de arquitetura secular, de casario colonial tombado pelo IPHAN. Passeio pelo lago aberto de Xingó até o cânion do Riacho do Talhado. Visita ao Museu Arqueológico de Xingo. Retorno a Paulo Afonso.

6º dia: - Retorno para a cidade de origem.

Em Paulo Afonso há ainda roteiros opcionais:

Paulo Afonso-BA – Esportes de aventura – rapel, tiroleza

Escalada na Serra do Umbuzeiro

Visita detalhada à Usina de Angiquinho

Visita ao Raso da Catarina – região da Baixa do Chico

Todos esses passeios precisam ser consultados com antecedência.


Antônio Galdino www.fo.../...


Notícias Anteriores --> Turismo

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000