Política |08/09/2020 - 09:48 - Paulo Afonso - BA

Cenário: oposição desunida, reeleição de Luiz de Deus ameaçada e os possíveis vices dos 5 candidatos

Inicia nesta segunda-feira (31) o prazo para as convenções partidárias que definirão candidatos às eleições municipais deste ano. Até 16 de setembro, as legendas precisarão eleger internamente os postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

 

A grande mudança neste ano nos procedimentos burocráticos que envolvem a confirmação das candidaturas é a possibilidade de as convenções serem realizadas de forma online.

 

— Em função da pandemia, a resolução 23.623 (do Tribunal Superior Eleitoral – TSE) autorizou os partidos a realizarem as convenções de forma virtual. É uma autorização, mas é uma faculdade que os partidos têm. Se quiserem fazer presencial não tem problema, podem fazer, só precisam verificar as exigências sanitárias de cada município, e no caso de Paulo Afonso, o último decreto municipal proíbe a realização de “eventos, reuniões e/ou atividades sujeitas a aglomeração de pessoas, sejam elas governamentais, artísticas, esportivas e científicas do setor público e privado.”

 

Os prefeituráveis

 

Dos cinco pré-candidatos a prefeito de Paulo Afonso, três chegam à primeira semana das convenções partidárias com seus vices engatilhados. Atual vereador, Mário Galinho do Solidariedade foi o primeiro a anunciar seu companheiro de chapa, o advogado Luiz Neto do mesmo partido. Capitão Paz anunciou recentemente uma mulher para compor com ele, Marta Ayres, ambos do PSL. Raimundo Caires, do Progressistas também poderá ter um vice caseiro, Diego Odisseia, atual presidente municipal da legenda.

 

Os únicos que ainda não divulgaram seus vices são o atual prefeito Luiz de Deus (PSD) e Anilton Bastos (Podemos).

 

Anilton aguarda uma conversa definitiva com a cúpula do PP liderada pelo deputado Mário Negromonte Jr, porém, essa semana em suas redes sociais, ao parabenizar Raimundo Caires pela passagem de seu aniversário, o deputado mostrou-se entusiasmado com a candidatura do seu indicado, inclusive o chamando de “futuro prefeito”.

 

 

O próprio Raimundo já disse que “não abre nem para um trem” e que entrará na campanha para vencer. Com a declaração, até mesmo uma aliança com seu “afilhado político”, Mário Galinho, também é improvável. Tanto que recentemente, ambos (Raimundo e Galinho) se encontraram em um povoado e sequer se cumprimentaram.

 

O vice de Anilton?!

 

Caso não haja entendimento com o grupo do PP, o companheiro de chapa de Anilton também será puro sangue, o atual vice-prefeito Flávio Henrique, presidente municipal do Podemos.

 

Com a dificuldade de coalizão das oposições, a disputa este ano promete ser das mais equilibradas e, ao contrário dos últimos pleitos municipais, não será apenas entre dois candidatos.

 

Mesmo com oposição desunida, Luiz de Deus tem reeleição ameaçada

 

Desgastado e com a reeleição ameaçada, Luiz de Deus respira um pouco mais aliviado e agradece às oposições pela incapacidade de articulação, por isso mesmo, deve oficializar a dobradinha com o médico Carlos Tenório (DEM), que se não agrega, também não atrapalha. O vereador Marcondes Francisco (PSD) ainda tem esperança de ser o escolhido de Luiz, mas sabe que as chances são pequenas.

 

Lembrando que esse é o cenário de momento, porém, tudo pode mudar, basta alguns desses líderes políticos se movimentarem, e quem sabe fazer valer na prática, algumas das alianças que por hora parecem complicadas.



pa4


Notícias Anteriores --> Política

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000