Geral |24/01/2013 - 08:17 - Paulo Afonso - BA

Projeto que une música e sustentabilidade se apresenta na penúltima noite do 'Quinta na Praça'.

Crédito: Driele Mutti Gildo Madera

Quem também se apresenta nesta penúltima noite do "Quinta na Praça" é o Percussiclando, projeto pauloafonsino idealizado pelo percussionista da banda Marreta You Planeta, Gildo Madeira, e seu irmão, o também músico "Bacural". A vontade de levar o ensino da música para a comunidade, como meio de dar vez aos talentos escondidos, surgiu ano passado. Utilizar materiais reciclados para ensinar percussão à molecada veio como uma saída para a falta de recursos.

 

Sim, podia não ter grana, mas não faltava em Gildo e no irmão a criatividade para dar vida ao projeto. Então, juntou-se a vasta bagagem musical dos irmãos percussionistas com a experimentação de materiais que iriam para o lixo, e pimba! Latas foram transformadas em instrumentos, e hoje o projeto, que começou tímido no quintal da casa de Gildo, com quatro intergrante, atingiou o número de 18 jovens dedicados à prática de tocar percussão com sustentabilidade.

 

Com a demanda que foi aumentando, o grupo passou a se reunir na Escola Casa da Criança 2, no Bairro Perpétuo Socorro, sempre de 2 a 3 ensaios por semana à tarde. Jovens entre 11 a 20 anos integram hoje o projeto, com o compromisso de estar em dia com as notas na escola, que é um dos critérios mais importantes para a permanência no Percussiclando. Gildo contou que atualmente a iniciativa não tem mais vagas para atender outros garotos que aparecem interessados em fazer parte do grupo. Porém, seu desejo agora é uma nova seleção, dessa vez para a formação de um grupo só com meninas.

 

Ainda sem grande incentivo, Gildo Madeira pensa também em implantar o projeto em colégios públicos e particulares de Paulo Afonso. E escrito no edital de projetos da FUNARTE (Fundação Nacional da Arte), o percussionista aguarda o resultado da aprovação para que o Percussiclando possa se expandir mais. Para as primeira essas apresentações em público, o projeto precisou de tintas, cintos para segurar as latas, flyer, logomarcas e camisetas, e encontrou na Sidnei Componentes Eletrônicos, Suvinil Multicolor, Clebson Moreno e na Mangai Personalize o apoio necessário.

 

Mas um dos maiores apoiadores do Percussiclando hoje sem dúvida é a comunidade pauloafoninsa. A cidade precisa tomar conhecimento do esforço de Gildo Madeira e do talento desses jovens, para que assim mais pessoas se sensibilizem e possam ajudar nessa bela iniciativa. Chame os amigos, leva a família, mobiliza os contatos do Facebook... Vamos nessa! Percussiclando se apresenta nesta quinta-feira (24), a partir das 18h30 na Praça das Mangueiras, centro da cidade.



circuitopa.com.br.../...


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000