Geral |19/10/2019 - 15:02 - Paulo Afonso - BA

Projeto de recuperação de lagos e áreas verdes prevê investimento de R$ 1 milhão em Paulo Afonso

Aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), uma audiência pública para apresentação do Termo de Referência Paulo Afonso em Verdes Lagos. Durante o evento, promovido pela Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF – CCR do Baixo São Francisco, foi firmado o compromisso de investimentos da ordem de R$ 1 milhão para obras de recuperação do meio ambiente em diversas áreas de Paulo Afonso.

 

O projeto prevê, inicialmente, a revitalização do Lago Siriema, localizado na comunidade Senhor do Bonfim, próximo ao bairro Centenário, e a reestruturação do viveiro de plantas, situado nas imediações da Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA).

 

O secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Júnior, descreveu a aprovação do projeto como uma conquista de sua equipe. Para ele, a limpeza e reurbanização dos lagos, assim como o plantio de novas mudas de plantas significam mais qualidade de vida para os moradores das áreas beneficiadas.

 

“Foi uma reunião bastante produtiva, porque nós tivemos a concretização de um projeto apresentado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. A meta é restaurar e reflorestar os lagos, começando pelo Siriema, urbanizando e criando áreas de lazer que vão beneficiar, principalmente, as pessoas que moram no local. Além disso, a quantidade de mudas atualmente existentes no nosso viveiro, será duplicada”, falou o secretário.

 

 

A ambientalista Rosa Cecília, membro do CBHSF explica a origem dos recursos a serem aplicados no projeto. Ela enfatiza que investir na recuperação de mananciais e no reflorestamento é devolver à natureza o que foi danificado pela ação humana.

 

“Todas as verbas destinada a projetos de recuperação ambiental são oriundas da taxa de cobrança da água. Usar esses recursos para criar espaços de lazer e ampliar viveiros de mudas é melhorar a qualidade de vida da população, devolvendo à natureza o que foi retirado pelo homem.

 

 

De acordo com a representante da DHF Consultoria, Taís Tonin, a partir do consenso entre os órgãos envolvidos, determinando a área a ser beneficiada inicialmente, será feito um plano de acordo e cooperação com a Embasa para avaliar as condições dos moradores da área. Logo após, será lançado pela agência Peixe Vivo um processo licitatório para contratação da empresa executora da obra.

 

Ainda estiveram presentes ao encontro, os secretários de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Júnior e de Infraestrutura, Francisco Alves; o subsecretário de Agricultura e Aquicultura, Alvânio Santana, além de representantes da DHF Consultoria, Agência Peixe Vivo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).



pa4


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000