Geral |16/09/2012 - 10:35 - Paulo Afonso - BA

Paulo Afonso: Grupo Gestor de Turismo retoma treinamento

Crédito: Divulgação

O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial de Paulo Afonso e todos tiveram a melhor acolhida de Clícia, Luciano e equipe, o que permitiu uma perfeita interação entre os participantes do evento.

 

A criação do Grupo Gestor de Turismo de Paulo Afonso aconteceu após a realização do Estudo de Competitividade, pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas.

 

Paulo Afonso foi incluído pelo Mtur entre os 115 municípios turísticos do Brasil e foi contemplado com o Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos que começou a ser realizado ainda em 2011 em reuniões realizadas no Hotel Belvedere com a participação de consultores contratados pelo Ministério do Turismo e palestrantes do Sebrae/BA.

 

Com a mudança do ministro do Turismo, o treinamento foi suspenso e agora é retomado e vem sendo realizado pela empresa Módulo Security Solutions. Esta Capacitação é realizada pelo Ministério do Turismo, através desta empresa e tem como objetivo dar continuidade às ações do Projeto de Gestão dos destinos selecionados.

 

O encontro visa capacitar os atores locais para a gestão do turismo; ampliar os conhecimentos postos sobre planejamento estratégico; fortalecer a governança dos destinos e sua interrelação com as respectivas Regiões Turísticas e foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro em Paulo Afonso depois de ser também realizado, nos dias 11 e 12 em Canindé do São Francisco onde também participou o município de Piranhas

 

Em Paulo Afonso, assim como nesses outros municípios, o treinamento foi conduzido pelo turismólogo Mauro Coutinho, da empresa Módulo.

 

Em Paulo Afonso, teve a participação da Bahiatursa, através da coordenadora de Interiorização do Turismo na Bahia, Rose Oliveira, de Jânio Soares, Secretário de Turismo de Paulo Afonso, Nadja Monteiro, do Sebrae, Marlos Guerra, do DEMTUR, coordenador público do GGTUR, Richardson Toaldo, do DEMTUR, Luciano Júnior, coordenador privado do GGTUR, presidente da ASCOPA e do Conselho Municipal de Turismo e Antônio Galdino, do DEMTUR, presidente do Conselho Regional de Turismo da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco.

 

A rede hoteleira esteve representada pelos empresários Walter Carvalho, do Executive Hotel e Thales Pacífico, do Hotel Porthal da Ilha. A turismóloga Cristiane Guimarães, participou, pela Faculdade Sete de Setembro/FASETE.

 

Pelas Agências de Viagem estavam presentes José Ivan Cabral, da Cabraltur e Glauber Ferreira da Francistur. Regina Soares e Samira Paixão representaram a Associação dos Produtores de Artesanato de Paulo Afonso - AGAPPA.

 

O encontro foi muito proveitoso, na avaliação dos participantes "pela retomada do processo, reanimação do grupo e pelos encaminhamentos que estão sendo feitos já neste primeiro momento e que têm por objetivo ampliar as ações em relação ao turismo, a nível municipal, tanto no que se refere ao poder público quanto ao trade neste município", como destacou Luciano Júnior, presidente da Ascopa e do Conselho Municipal de Turismo.

 

O Grupo Gestor de Turismo de Paulo Afonso já agendou novo encontro que será no dia 28 de setembro, às 08:30h. no auditório da ASCOPA quando cada segmento do trade apresentará propostas com base nas fraquezas identificadas nas reuniões do GG, fundamentadas no Estudo de Competitividade, instrumento base para os treinamentos do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos em Paulo Afonso e outros municípios turísticos brasileiros identificados por esse Estudo.

 

O GG de Paulo Afonso também decidiu agendar, em princípio para a tarde do dia 13 de novembro, a realização de um Seminário para o qual estão sendo convidados todos os segmentos do trade, empresários do comércio, hotéis, restaurantes, agentes de viagem, guias de turismo e instituições civis e militares do município, os conselhos municipal e regional de turismo, prefeito e secretários municipais, Chesf, universidades e com a participação da Bahiatursa, Sebrae e do consultor da Módulo, quando serão apresentados dados e informações sobre o turismo neste município e as perspectivas ações para o seu crescimento nos próximos anos.



RBN


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000