Geral |14/08/2012 - 10:33 - Paulo Afonso - BA

Morre aos 95 anos Dona "Dão", patrona da EFOTEJ

Crédito: Divulgação

Morreu neste sábado, uma das pessoas mais queridas da cidade de Paulo Afonso, a patrona da EFOTEJ (Escola de Formação Técnica Josefa Gomes), Josefa Gomes.

 

Aos 95 anos Dona “Dão”, como era carinhosamente chamada, deixa os filhos Eva, Joel, Mário, Zilda, Hélia, Rozilda, Manoel, Zezé, Maristela, netos e amigos com o coração em prantos pela alegria que representava na vida de todos.

 

O velório foi realizado na Rua Marieta Ferraz, 260, no centro de Paulo Afonso, e o sepultamento ocorreu na manhã de ontem (12) no cemitério Padre Lourenço, localizado no Bairro Centenário.

Conheça abaixo um pouco da história de Josefa, conhecida como dona “Dão”, patrona da EFOTEJ:

“Filha de Alagoas, pais donos de cafezais e fabricantes de calçados. Numa região aonde não se falava em indústria, os seus pais já eram pequenos industriais. Casou-se com o jovem José Luis.
Este casal de trabalhadores rurais, sem mesmo terem ouvido falar em empreendedorismo, conseguiram alavancar juntos o pequeno engenho de cana em uma fazenda com gados.


Construíram uma família de 10 filhos, e então viram que seria hora de ir morar na cidade, para que seus filhos tivessem acesso à educação.


Venderam suas terras e compraram um grande alambique que transforma bagaço de cana em álcool e vinagre. Como na época não havia pessoas com formação na área, procuraram capacitação na cidade de Mata Grande e assim assumiram a implantação do alambique.


Mas não parou por aí, com a grande demanda e com seus filhos já adultos, investiram na compra de carros, para então oferecer e distribuir o produto nas cidades vizinhas. Foi então que deram a grande alavancada e mudaram para Paulo Afonso, sempre procurando crescer. Josefa Gomes como uma mulher de visão pensava no melhor para seus filhos.


Tiveram aqui a fábrica de cajuína Escoteiro, que por tanto tempo foi à sustentabilidade de toda sua família. Após a morte de seu esposo, ela fica com dedicada atenção aos filhos e aos negócios. Esta mulher valorosa não guardou sua sabedoria para si, e hoje, aos 95 anos de vida, é digna de ser homenageada com o nome da Escola de Formação Técnica Josefa Gomes, por sua luta, dedicação e honestidade.”


Em nome de toda a Família, amigos e de toda a Escola, homenageamos a Patrona da EFOTEJ.

 

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.”
(Salmos 23:1-3)



Ozildo Alves


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000