Geral |26/11/2012 - 11:39 - Paulo Afonso - BA

José Tenório dos Santos: Participe da Revitalização do Rio São Francisco!

Crédito: Divulgação

A maior obra de revitalização do Rio São Francisco é a conscientização da população através da sensibilização fazendo entender que, o Rio São Francisco não é apenas  o curso da água ainda permanente que se estende nos 2700 km da Serra da Canastra ao Atlântico, não são os espelhos d’água das barragens que viabilizam o Programa Luz para Todos (Se dependêssemos das barragens viveríamos reféns dos apagões). É preciso enxergar o Rio nos 640.000km quadrados que formam a bacia do Velho Chico, na biodiversidade do bioma Caatinga, em cada pedra e ou vegetal que dão sustentação ao solo evitando erosão e o conseqüente assoreamento dos córregos.

 

O Rio da integração necessita da integração do poder público com a sociedade civil. Temos que aproveitar o foro das entidades que estão sendo mobilizadas através das audiências públicas realizadas para compor os comitês gestores municipais do Programa Água para Todos, para em mutirão realizarmos Educação Ambiental, aprender e ensinar a língua da natureza, que se escreve na terra e a vida lê. Só assim podemos viabilizar a recuperação do Meio Ambiente e esbarrar o processo de degradação. Ajudando os habitantes da Caatinga a entenderem que a tarefa que o carro pipa executa ao encher a cisterna é apenas a devolução de uma água que chegou ao leito do Rio ou ao subsolo (poço artesiano), depois de ter passado em cada comunidade onde existe um riacho.

 

Com um olhar inteiriço do que é o Rio, temos urgentemente que criar em cada comunidade uma CAMPANHA DE ADOÇÃO DE RIACHOS pelo menos garantindo a permanência das matas ciliares. A Caatinga  divinamente não precisa perder a virgindade para ser mãe, e evidentemente podemos contar com a participação das igrejas neste processo de sensibilização humana, mostrando que a chuva não vem do céu, vai daqui de baixo. A participação da EBDA, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Sindicatos de Trabalhadores Rurais é fundamental.

 

 O ciclo dos programas sociais do governo Federal que dependem dos recursos naturais deve interagir com o ciclo das águas, para revitalizar o Rio São Francisco e diminuir a desigualdade social. Estou encantado com a Serra Encantada e vestígios de paisagens naturais que ainda existem em Santa Brígida, um dos mais belos municípios do interior baiano. É preciso incluir o tema ambiental nas oficinas de capacitação para instalação e uso das cisternas. É preciso dar o valor exato a cada ação, a cisterna tem uma grande importância, mas, é apenas um porta jóia de uma jóia que se torna cada dia mais rara.Temos que cuidar da natureza que é o grande tesouro que  pode universalizar esta riqueza para todos. As comunidades rurais adotando pequenos RIACHOS teremos grandes RIOS.



José Tenório dos Santos
Técnico e.../...


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000