Geral |11/07/2018 - 10:29 - Paulo Afonso - BA

Gestão participa de evento sobre projeto Canal de Xingó que liga os estados da Bahia e Sergipe

Na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do Memorial Chesf, em Paulo Afonso, o prefeito Luiz de Deus participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço do Canal de Xingó, idealizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). As obras têm custo estimado em R$ 2,4 bilhões e serão executadas pela Codevasf.

 

 

 


"Essa modernização trouxe novos desafios. Hoje, vemos a necessidade de fazer com que a água torne-se um bem para a produção de alimentos. Utilizando-se outras fontes para captação de energia elétrica. Então, isso mostra que devemos apoiar projetos dessa magnitude", diz o prefeito Luiz de Deus.

 

 

 


O encontro reuniu gestores e representantes de vários municípios baianos e sergipanos. Com o intuito de discutir as demandas de viabilidade do Canal do Xingó.

 

 

 


"A segurança energética da região Nordeste está assegurada. Além das usinas, temos outras fontes de geração de energia. O que precisamos é de mais projetos estruturantes, da grandeza do que foi apresentado aqui", afirma o Diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, João Henrique.

 

 

 


Com vazão de até 36 metros cúbicos por segundo, o Canal do Xingó, que terá origem no reservatório da Usina Hidrelétrica PA IV, em Paulo Afonso, percorrerá por gravidade os primeiros 103 quilômetros, até o município de Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba. De acordo com a Codevasf, o projeto vai gerar emprego e renda com a contratação de mão de obra local e o desenvolvimento de atividades que dependem da água.

 

 

 


Além de localidades rurais de Paulo Afonso, serão beneficiados os municípios de Santa Brígida (BA), Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória (SE). A estimativa é beneficiar mais de 70 mil pessoas com água para consumo humano, criação de animais e irrigação.

 

 

 


Participaram da solenidade o Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM), o Diretor da Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Marco Aurélio Ayres, o Superintendente da Codevasf de Juazeiro, Elmo Nascimento, o Diretor de Operações da Chesf, Frankilin Neto, o Presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Marcondes Francisco, representantes políticos, civis, secretários municipais e da população.



ASCOM PMPA


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com 2016. Todos os direitos reservados.
Rua Monsenhor Silveira 270, Bairro São José Aracaju-SE, CEP 49015-030