Geral |10/08/2012 - 10:14 - Paulo Afonso - BA

Câncer: Jornada de prevenção articula comunidade e escola em Paulo Afonso

Crédito: Divulgação

Conhecida como uma doença agressiva o câncer é uma doença silenciosa e permeada de dúvidas, por isso, a informação é a principal ferramenta de prevenção, para que pessoas de várias idades possam identificar e conhecer os sinais e os fatores de risco dessa doença.

 

Pensando nisso, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Paulo Afonso em parceria com a Associação dos Amigos dos Portadores de Câncer (AAPC) realizaram no último sábado (04/08) no Colégio Estadual Wilson Pereira, a I Jornada de Prevenção do Câncer, atividade que buscou articular  a comunidade escolar do Bairro Tancredo Neves oferecendo palestras e oficinas que buscaram além de informar, contribuir com a auto-estima dos participantes.


A Jornada

A  abertura do evento foi feita pelo professor Dorival Pereira, diretor do campus VIII da UNEB de Paulo Afonso, a diretora do colégio Estadual Wilson Pereira, Ana Bety, e a professora Viviane Carvalho, professora da UNEB. Em suas falas, saudaram o público presente, em sua maioria jovens, e destacaram a importância daquela atividade para formação humana e a qualidade de vida.

 

Seguindo o trabalho, foram iniciadas as palestras. Primeiro, a enfermeira Isis Larissa Maia (Hospital Municipal)   falou sobre o câncer de mama, que segundo dados é um dos que mais matam mulheres no mundo, ao fim, ela ainda orientou as mulheres presentes sobre o auto-exame das mamas para identificar nódulos. Em seguida a nutricionista, Dra. Maria das Graças (Policlínica), explicou a relação alimentação e câncer,  destacando o uso de alimentos industrializados em excesso como um dos responsáveis por muitos dos casos, associados ainda a fatores genéticos. A psicanalista  Maria Rosangela fez a ligação entre os fatores emocionais e a doença, não apenas o câncer, mas outras conhecidas como psicossomáticas.

Encerrando as palestras o Dr. Fabiano Alves, dentista e radiologista, ensinou aos presentes como identificar as lesões de câncer na boca, e explicou que grande maioria dos casos acompanhados por ele estão associados ao uso do cigarro, mas fez uma ressalva, ao contrario de outros tipos de câncer, esse pode surgir ainda em indivíduos jovens, por isso a ida regular ao dentista é essencial.

 

Na parte da tarde, foram realizadas as oficinas. Entre elas, Corte de Cabelo e Estética estavam entre as mais procuradas da tarde, mulheres (e homens) presentes puderam além de aprender cuidados, dar um retoque na aparência, as ministrantes Elane Feitosa, Thaisi e Marivania tiveram muito trabalho, recompensado pela satisfação dos presentes. A oficina sobe Relações Interpessoais, ministrada pela professora Viviane Cordeiro estava lotada, auto-estima e autoconhecimento fizeram parte da formação. Concluindo as atividades, Fátima Oliveira palestrou sobre MODA, explicando os aspectos socioambientais envolvidos, e deu dicas para as presentes.


O encerramento

A emoção ficou por conta de Maria da Penha dos Santos, presidente da AAPC, organizadora do evento e que luta contra um câncer de mama a vários anos, em sua fala, ela destacou a importância deste momento para formar e mobilizar as pessoas no sentido de diminuir o sofrimento daqueles que sofrem pelo câncer. E avaliou o evento, “foi maravilhoso, muito gratificante, vários alunos participaram, fizeram suas perguntas e é isso que queremos, trabalhar a prevenção por que ainda existe muita falta de conhecimento sobre a doença”.

 

Foi momento também de agradecimentos. Em especial a direção do colégio Wilson Pereira, as professoras da UNEB Viviane Carvalho e  Eliane Maria, e a pesquisadora do NECTAS Damiana Ballerini que organizaram toda a atividade em articulação com a AAPC. E todas e todos os profissionais que contribuíram com o sucesso da I Jornada de Prevenção ao Câncer em Paulo Afonso.


Contato da AAPC: (75) 3281.5404
Informações: prof. Eliane Maria (UNEB)
Texto: ASCOM – UNEB de Paulo Afonso




Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000