Geral |10/05/2018 - 08:59 - Paulo Afonso - BA

Câmeras de monitoramento auxiliam na Educação no Trânsito e já refletem na redução de acidentes

Desde que foram instaladas, as câmeras de vídeo monitoramento auxiliam a Prefeitura de Paulo Afonso na segurança pública, e agora desde o início do mês de maio passaram a ter a função de educar os condutores no trânsito e reduzir os acidentes. A medida já começou a dar resultados, deixando a população em alerta e evitando infrações que se tornaram corriqueiras, a exemplo do uso do celular ao volante.


Segundo o comandante do Comando de Segurança e Trânsito (Consetran), Cleston Andrade, a implantação das câmeras para a fiscalização no trânsito está assegurada na Resolução 471/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O documento prevê que os sistemas de videomonitoramento empregados para policiar vias públicas podem se converter em importantes ferramentas e considera ainda a necessidade de intensificar a fiscalização nas vias públicas para inibir a prática de condutas infratoras que não raras vezes ceifam vidas em acidentes.


Em Paulo Afonso, as câmeras estão instaladas em diversos locais, compreendendo o Centro e o Bairro Tancredo Neves. Cleston explica, que apesar dos rumores sobre a possibilidade de aumento do número de multas, não há porque a população se preocupar, tem que apenas cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


"Não vejo porque a população se preocupar tanto, até porque quem se preocupa é quem é infrator. Aquele cidadão que tem o cuidado de andar com zelo para garantir a sua integridade física e a de terceiros, não se preocupa com valor de multa ou infração de trânsito que por ventura possa acontecer futuramente, porque ele estará sempre resguardando o direito dele e o do próximo, respeitando as normas de trânsito. O intuito não é multar, mas fazer com que haja atenção e cuidados ao conduzir os veículos e motos", explicou o comandante.


Cleston ressalta ainda que o grande objetivo do projeto é a educação e a preservação da vida. "Existem muitas infrações corriqueiras que causam acidentes graves e até mesmo mortes, que muitas vezes no dia a dia os condutores não se atentam, como o uso de celular ao volante, a não utilização de cinto de segurança e até mesmo o desrespeito com as faixas de pedestres, entre outros. Com esse monitoramento estamos educando a população para que não cometam essas violações e assim preservem a sua vida e a do próximo", falou.


As câmeras estão instaladas na rotatória na entrada da ilha; na BA 210, em frente à Ceasa , no BTN II; Praça do BTN II, em frente ao módulo policial; Avenida Apolônio Sales, próximo ao Núcleo de Atendimento ao Turista; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Pop Shopping; entorno da feira grande, na Avenida José Hemetério de Carvalho. O comandante estuda a possibilidade da implantação de mais seis. "O prefeito já determinou ao Comando Municipal de Segurança e Trânsito o projeto que viabiliza a implantação de mais seis câmeras na cidade, tanto para prover a segurança urbana, como para prover a segurança do trânsito. Vamos dar mais esse passo em direção à preservação da vida".


Andrade ressalta que a implantação das câmeras deu um avanço no município no que diz respeito à segurança. "Não tenho dúvida de que, assim como nós estamos sendo vistos lá fora como um dos poucos municípios no Brasil com quase 100% da rede municipal de ensino monitorada 24 horas pela Guarda Municipal, o monitoramento do trânsito na cidade de Paulo Afonso será em breve referência no Nordeste", frisou.


O projeto de vídeomonitoramento realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso teve início nas escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, 26 escolas municipais possuem as câmeras, o que ajudou a reduzir em 60% a violência no entorno das unidades escolares. A redução da violência nas escolas é fruto de um trabalho eficaz realizado pela Central de Monitoramento, que ao menor sinal de algo suspeito, desloca uma equipe ao local e avisa à polícia. De acordo com o secretário de Administração, Hermes Benzota Júnior, como as escolas são monitoradas 24 horas, inclusive com câmeras na área externa, houve uma inibição dos atos de violência praticados. "Com as câmeras e o monitoramento a ação dos bandidos ficou mais difícil, o que ajudou a reduzir os índices de violência na própria comunidade", explicou.



ASCOM PMPA


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com 2016. Todos os direitos reservados.
Rua Monsenhor Silveira 270, Bairro São José Aracaju-SE, CEP 49015-030