Geral |04/04/2019 - 10:00 - Paulo Afonso - BA

Caminhada celebra Dia do Autismo em Paulo Afonso

Nesta terça-feira (2), o mundo celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data e ao mesmo tempo combater o preconceito e defender os direitos de crianças e jovens autistas, foi realizada uma caminhada pelo centro de Paulo Afonso.


A ação reuniu a equipe do Núcleo Desenvolver, Projetos Semear, Girassol e Superação, aliados a diversos órgãos, secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Administração e Educação, 20º Batalhão da Polícia Militar, 1ª Companhia de Infantaria, APAE e familiares de autistas.


Para a psicóloga do Núcleo Desenvolver, Dayse Oliveira, a falta de informação ainda é a causa principal de situações que, às vezes chagam até a causar constrangimento. A psicóloga entende que, somente com a união entre as instituições e a sociedade é possível quebrar as barreiras. “No Dia do Autismo, nós trabalhamos com a conscientização, envolvendo os familiares dos nossos pacientes e instituições parceiras para reforçar a luta contra o preconceito. Nosso objetivo é fazer com que a sociedade entenda o que é uma pessoa com esse transtorno”, explica.


A assistente social Karla Samara, coordenadora do Núcleo Desenvolver, reforça a necessidade de inserir o autista em todos os espaços da sociedade. Segundo ela, a população precisa tomar conhecimento de que os autistas têm direito a uma vida normal, não apenas no Núcleo, mas em todos os lugares, partindo do princípio de que todos temos os mesmos direitos.


“O primeiro passo é combater o preconceito, um dos principais problemas enfrentados pelos autistas, especialmente as crianças. Esta caminhada, assim como todas as ações realizadas na Semana do Autismo, busca romper as barreiras, educando a sociedade acerca do autismo”, diz a coordenadora.


A comerciária Rosângela Alves é mãe de um paciente atendido pelo Núcleo Desenvolver. Ela descreve a convivência com a equipe da unidade e com outras famílias como de fundamental importância para o tratamento do seu filho. “Nós nos tornamos uma família. A equipe do Núcleo Desenvolver, além de dar total atenção aos nossos filhos, nos ajudam com palavras que nos fortalecem para lidar com determinadas situações. Eu sou grata à Prefeitura, por ter criado um espaço onde meu filho é tratado com carinho, e isso tem ajudado muito no seu tratamento”, diz Rosângela.


A programação da Semana do Autismo, iniciada no dia 1º de abril, se encerra na sexta-feira (5), com palestras direcionadas aos pais dos pacientes atendidos pelo Núcleo desenvolver. O dia 2 de abril ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para chamar a atenção sobre o transtorno do espectro autista, uma patologia caracterizada por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas.



ASCOM PMPA


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com. Todos os direitos reservados.
Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP 48601-000