Geral |27/08/2018 - 10:57 - Paulo Afonso - BA

Atividades do Programa Inclusão Produtiva contemplam moradores das áreas urbana e rural

Em Paulo Afonso, a integração ao mercado de trabalho com o intuito de gerar emprego e renda, com foco principal na população mais vulnerável, é um dos pilares da administração municipal. Exemplo disso é o Programa Inclusão Produtiva, uma das diversas ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que desde sua criação em 2009, já beneficiou centenas de moradores das áreas urbana e rural, incluindo jovens de 15 a 29 anos, usuários do Programa Estação Juventude.


Atualmente, 11 grupos de várias faixas de idade estão participando das atividades nos povoados Bonomão, São José e Riacho, além do Núcleo Social do BTN. Está sendo ministrada a oficina de pintura em tecido; mulheres do bairro Siriema, povoado Serrote, e jovens do Programa Estação Juventude estão participando da oficina de Bordado; o curso de corte e costura, que tem sede no BTN II, também está sendo ministrado para mulheres do Centro de Referência da Mulher, no BNH. No povoado Açude, as mulheres estão participando da oficina de boneca de fuxico.


Os programas da rede socioassistencial da Prefeitura de Paulo Afonso também contam com a parceria do conjunto penal. O workshop de tiaras, que está sendo realizado em quatro encontros semanais, no Presídio Regional, prepara as internas para o futuro, após o cumprimento da pena. A ideia da SEDES é a ressocialização, um dos grandes desafios das penitenciárias brasileiras.


A coordenadora do Programa, Lucinha Rodrigues, observa que as oficinas e cursos ofertados gratuitamente pelo governo municipal, sob a coordenação da SEDES, objetivam, além de gerar emprego e renda, socializar as pessoas. "Nós já ouvimos depoimentos de pessoas que não acreditavam na sua própria capacidade. Fazer novos amigos, trocar ideias, e ainda produzir algo que trouxesse benefício financeiro, para elas era impossível, mas, depois que começaram a fazer parte dos nossos programas, mudaram de opinião, e hoje afirmam que são mais felizes", comenta Lucinha.


Ela ressalta que o curso de corte e costura, que funciona no bairro Tancredo Neves II e percorre povoados da área rural, tem duração de seis meses. As oficinas de bonecas de fuxico, pintura em tecido e desenho artístico são ministradas durante três meses, assim como o workshop de tiaras.



ASCOM PMPA


Notícias Anteriores --> Geral

Curta Nossa Página!!

Frase da Semana

pauloafonso.com

Paulo Afonso - BA
O pauloafonso.com informa que não tem vínculo político nem partidarista, bem como é imparcial na veiculação das matérias, banners publicitários e notícias publicadas.

Copyright @pauloafonso.com 2016. Todos os direitos reservados.
Rua Monsenhor Silveira 270, Bairro São José Aracaju-SE, CEP 49015-030